sexta-feira, 11 de novembro de 2011

USANDO A TECNOLOGIA PARA TRANSPOR LIMITES!


USANDO A TECNOLOGIA PARA TRANSPOR LIMITES!
Quantas pessoas com deficiência existem no Brasil?
A Organização Mundial da Saúde considera 10% da população do Brasil mas o Censo 2000, levantou um número maior: 14,5% dos brasileiros apresentam algum tipo de deficiência, no total, uma legião de 24,5 milhões de pessoas. O Estado com o menor número de deficientes é São Paulo de 11,3% e o maior é do Piauí de 17,63%.”
"a Internet é o único espaço em que a minha normalidade é evidente. Lá eu posso ser eu mesmo, independentemente do que meu corpo é capaz de fazer. Ter acesso ao mundo todo pela tela do computador melhorou muitíssimo minha qualidade de vida...". Este homem com Paralisia Cerebral, quadriplegia com espasticidade, se comunica com todos dentro da Internet, digitando com os dedos dos pés, e vem "estudando" diversas matérias, como Economia, tornando-se um dos mais respeitados webmasters com deficiência. (Ronaldo Correia Jr.) www.truenet.com.br/ronaldo
Muitos dos portadores de deficiências em nosso País estão na mesma condição de Ronaldo, que não chegou nem mesmo a concluir o Ensino Médio, pois apesar de toda a divulgação e proclamação da “Inclusão” , isso ainda não é realidade para a maioria dos Brasileiros portadores de necessidades educacionais especiais. As tecnologias inclusivas tem avançado muito, mas a disponibilização destas tecnologias no ensino público é quase insignificante. Uma das tecnologias mais usadas é o DOSVOX,(Programa na UFRJ desenvolvido para leitura e edição de textos). Mas há ainda muitos outros. Sintetizadores de Fala ,Impressoras Braille, Teclados ampliados e adaptados (com colméias/ protetor de teclado), Mouses adaptados ou modificados, Sinalizadores de tela, Dicionários de gestos e LIBRAS, Aplicativos (editores de desenho e de texto ou desenho), Telas sensíveis ao toque, Comutadores ou Switch (ou botões sensíveis ao toque), Apontadores de cabeça (capacetes com ponteiros para tela), Softwares de comunicação, LM Brain e IMAGO ANA VOX (programas de auxílio à comunicação de pessoas com deficiência motora grave, criados na UNICAMP e USP), Virtual Vision (leitor de telas para deficientes visuais), Via Voice (programa da IBM que permite controlar e acessar o computador com a voz)
É importante que se trabalhe para que a Educação em nosso País se desenvolva neste aspecto, para que cada vez mais a realidade da era da informação chega até todos, Principalmente na educação pública. Há vários projetos políticos nesta direção, e é certo que quando tudo isso se concretizar teremos um grande avanço para a Educação Especial brasileira.




Referências:
Andrade, J. M. P. De. Resumo da Palestra “Avanços Tecnológicos na Educação Especial” no XX Congresso Nacional das Apaes.
Neri, Marcelo. Carvalho, A.P. de. Costilla, H.G.. - POLÍTICA DE COTAS E INCLUSÃO TRABALHISTA DAS
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA1 , Resumo.,
fonte: www.bndespar.com.br/SiteBNDES/export/sites/.../e0002351.pdf

4 comentários:

  1. Paula,
    muito interessante os programas e os instrumentos desenvolvidos para as pessoas portadoras de necessidades especiais.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, lindo o seu blog!!! Muito atual e instigante.

    ResponderExcluir
  3. E as tecnologias cada vez mais avançando com certeza num futuro bem próximo os projetos políticos possam sair do papel e tornar realidade e possível para todos.

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante a reportagem, no mundo atual as tecnologias avançam no processo de inclusão.

    ResponderExcluir